sexta-feira, 28 de junho de 2013

O Historiador e a Poetisa

     Esta é a história de Leopold, o historiador, e Helke, a poetisa. Eles, por muitos anos, viveram um bom relacionamento amoroso. Porém, algo de estranho vem acontecendo com as atitudes de Helke, até que, então, chega o momento que Leopold já sabia que chegaria.

(Helke)        Leopold, tenho que lhe contar algo que está acontecendo.

(Leopold)    Pois conte-me, então.

(Helke)        Estou tendo um caso com Georg, o filósofo.

(Leopold)    Pelas barbas de Karl Marx! Como você pode estar fazendo isso comigo?

(Helke)        Na verdade, este acontecimento é, como explica o seu tão estudado Braudel, fruto de coisas que já acontecem a nível de conjuntura neste nosso relacionamento. Com o passar destes anos meu amor por você  se foi sem que eu percebesse.

(Leopold)    Se você fizesse um gráfico eu entenderia melhor.

(Helke)        Está vendo só?! Você me irrita com esse papo de ser um historiador que se prende tanto à Escola dos Annales. O Georg, pelo menos, é marxista e entende que a história se faz por uma dinâmica de dialética, assim como o próprio historicismo sofreu suas "brigas". Num momento era considerado um só com a literatura, noutro não era mais, e mais recentemente, com o Pós-modernismo, se confunde novamente com teorias e mitos da literatura.

(Leopold)    Mas a filosofia de Hegel está fora de questão aqui, afinal, ele era muito idealista ao meu ver. Creio que agora nosso relacionamento amoroso está mesmo acabado, seguirei o que diz Fourier e embarcarei numa procura por outros relacionamentos para assim ter uma vida sem rotinas amorosas, em que terei mais prazer. Agora você é somente parte da minha história.

(Helke)        Farei uma poesia contando a nossa história!


(Leopold)    Você nunca mais me verá, vou fugir prum falanstério conhecer 1799 novas pessoas.

Acredite se quiser, o texto acima me rendeu um 10 na disciplina de História Econômica Geral e do Brasil da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário