sábado, 14 de agosto de 2010

Preconceito

Preconceito.. este é um assunto sério.. (Ou será que não?)

Primeiramente: o que é preconceito?

- Coisa de gente com mente pequena, que não pensa direito.

Uma das coisas que não suporto neste mundo é preconceito, qualquer tipo Realmente, este tipo de coisa não devia existir.

Eles podem ir de graves, como racial, ou de banais, como contra gente "um pouco menos inteligente" ou "feio".

Preconceito racial:
Um dos mais comuns na sociedade atual. É normal você ver casos deste diariamente.
Mas apesar de ser um dos mais comuns, é uma atitude impensada.
Sempre tive amigos de todos os tipos, japoneses, índios, brancos e principalmente: negros.
A cor da pele ou a estatura de alguém não influencia no seu modo de pensar ou agir, todos somos iguais por dentro, temos dois olhos, duas orelhas, pulmões, coração.. Somos completamente iguais, mas sempre há algum idiota (desculpe o palavriado) pra pensar que por ser "branco" pode mais que os outros, é melhor que os outros, e humilha os que são diferentes deste mesmo. Mas este está errado. Muito errado.

Preconceito sexual:
Outro dos comuns na sociedade. Muito embora, este já esteja um pouco mais "amenizado" em relação aos outros, pois o homossexualismo no Brasil já está de forma quase aceita. É quase normal você sair por São Paulo e, num dia, encontrar algumas dúsias de casais homossexuais. Mas como sempre, sempre tem alguns que são contra, dizem ser errado isto. Uma das desculpas mais utilizadas é que "pelo lado biológico, dois tipos de seres humanos foram criados, os homens e as mulheres. Portanto se a biologia quisesse homossexuais, criava só um tipo"... Mas isto não entra em questão. O caso é que como todos, eles são também normais, só que com um gosto diferente apenas. Foram estes que me inspiraram a fazer este post. Hoje, vindo pra casa, peguei um ônibus, sentei ao fundo, e ao meu lado sentou, logo depois, um casal homossexual. Eu fiquei ali, os observando e, principalmente, escutando e posso dizer, o que eles falavam, os gestos e tudo mais, não foram nada diferentes do que um casal "normal", de homem e mulher, faria.

Preconceito religioso:
Este tipo é difícil de falar sobre. Há, no mundo, diversas culturas e religiões, que não são nada mais do que apenas diferentes. As pessoas pensam que apenas a sua religião é a certa, e que todas as outras estão erradas. Ou há pessoas que nem sequer acreditam em religião alguma, por achar que nenhuma é a certa. Eu posso dizer que sou religioso, e bem religioso. Porém não acho que só por eu acreditar em minha religião, as outras estejam erradas. Não, isto não. Não existem religiões erradas, apenas diferentes. E cada um deve acreditar na sua, e não criticar a dos outros.

Preconceito físico:
Este tipo também é difícil de resumir. Sempre houve, e sempre há de haver gente com algum problema físico, sem uma perna, manco, sem braço, ou com algum problema de formação. Estas pessoas as vezes sequer nasceram assim, mas por ato do destino se acidentaram, e por isto correm o risco de serem alvos de preconceito. Em contraponto, há gente que por ser "perfeito" se acha com mais direitos, e acaba por ridicularizar, muitas vezes em público, estes deficientes. Este também está errado. Ninguém é inferior ao outro, por apenas ter algum problema físico. Ao contrário, todos estão sujeitos a isto. Todos corremos riscos, então antes de falar algo de alguém, pense, este alguém pode ser você algum dia.

Preconceito Social:
Esta é uma questão que não se dá pra excluir da sociedade. Pois enquanto houver capitalismo, haverá também preconceito social. Sempre há diferenças sociais. E as vezes o que têm mais dinheiro, e/ou bens, ridiculariza o modo de vida do que têm menos, de vários modos. Coloquemos por exemplo uma loja de grife, em que se alguém bem vestido entra, logo é atendido, mas se um mal vestido entra, pode desde não ser atendido a até ser expulso da loja por "afastar clientes". Mas antes disto, também tem que se pensar: Alguém pode tanto subir quanto descer na vida, portanto, o pobre de hoje pode se tornar o rico de amanhã, e vice-versa.


Há, claro, muitos outros tipos de preconceitos não listados aqui, mas todos sempre têm um ponto em comum: Diferença.

Um ser julga tudo aquilo que é diferente do que conhece, ou é. Mas esta diferença não é nada.

Bom, contaria uma outra história, mas isto deixo pro próximo capítulo, pois lá contaria melhor.

E eu? Se tenho preconceito contra algo ou alguém? SIM! tenho... Tenho preconceito contra gente preconceituosa! Se você é preconceituoso, pense e repense na sua vida. Sou feliz sem discriminar ninguém, você pode ser também.

Um comentário:

  1. nesse mundo só tem preconceito,pq hoje em dia só tem vagabundo,as pessoas nao presta mas eu so estou falando isso pra aquelas pessoas que nao tem conceito,essas pessoa elas nao sabem o q falam

    ResponderExcluir